Coaching é uma poderosa tecnologia (técnica e método) criada para facilitar o desenvolvimento do potencial humano.

O que é Coaching?

O Coach, segundo Margaret Krigbaum, “procura a grandeza do cliente”; portanto, o bom Coach não se prende a idéia de que ele precisa consertar o cliente, ao invés disso, percebe em que ele pode apoiar para fortalecer e engrandecer o cliente.

A principal missão de um coach é apoiar o coachee na descoberta e expressão de sua grandeza, criando condições adequadas para que os talentos e melhores qualidades do cliente tornem-se sua mais marcante expressão pessoal no mundo.” 

Maurício de Freitas – Coach Master Trainer – ICI

 

O Coaching acontece como uma poderosa parceria de pensamento provocador entre o coach (profissional do Coaching) e o coachee (cliente). É um processo criativo e generativo que visa a maximização do potencial pessoal e profissional do ser humano, e um incremento significativo na performance.

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Como funciona o processo de coaching?

Em quase todas as sessões de Coaching o processo seguirá os seguintes passos:

  1. Meta a ser alcançada: definição de uma meta bem formulada para a sessão de Coaching
  2. Consciência: tomada de consciência a respeito do estado atual, do estado desejado, do estilo de pensamento que o coachee tem adotado ao pensar no tema, das crenças que apoiam ou que limitam sua meta, das pressuposições limitantes que surgem na mente do coachee, dos pontos fortes e fracos do coachee, dos talentos e capacidades que serão úteis ou necessários para a realização da meta, e dos hábitos e padrões repetitivos mentais, emocionais e comportamentais, produtivos ou improdutivos, com os quais o coachee terá que lidar.
  3. Inovação no pensamento: provocar o pensamento do coachee para gerar inovação e criatividade, ampliar o repertório de escolhas, transformar limites autoimpostos, acessar e ampliar recursos internos, encontrar soluções fáceis e eficazes para os desafios que serão superados, despertar a grandeza do coachee e promover a expressão de suas melhores qualidades.
  4. Decisão: apoiar a escolha e tomada de decisão em relação as ações mais eficazes e eficientes para aproximar-se da meta.
  5. Motivação: conectar a decisão do coachee aos seus valores  e critérios motivadores, promover e intensificar a experiencia emocional que a decisão tomada naturalmente evoca.
  6. Planejamento: planejar a ação a ser executada, contemplar os riscos e as oportunidades, garantir que o coachee esteja totalmente alinhado com o plano de ação e que o preço a ser pago seja apropriado, tendo em vista o benefício final, e contextualizar as ações no tempo e espaço, programando quando, onde e com quem serão executadas.
  7. Ação: no período entre sessões de Coaching, o coachee executa as ações que foram combinada durante cada sessão.

 

Como funciona o coaching?

O que um coach não faz?

 

  1. Não tem a função de avaliar, nem emitir julgamentos, nem desenvolver diagnósticos (essas são ações típicas de consultoria ou de terapia).
  2. Buscar junto com o cliente os porquês dos problemas dele no passado (ações típicas de terapia).
  3. Mentorear, orientar, guiar, conduzir e indicar contatos (ações típicas de processos de Mentoring).
  4. Tratar transtornos psicológicos ou eliminar disfuncionalidades humanas (ações típicas de terapia).
  5. Indicar um plano para solucionar os problemas de uma pessoa/grupo (ação típica de consultoria).

 

Como saber quando uma parceria de Coaching é verdadeiramente boa?

  1. Quando está produzindo os resultados necessários.
  2. Quando o coach e o coachee sentem-se com poder em cada sessão.
  3. Quando nem o Coach, nem o Coachee se sentem diminuídos ou cansados após as reuniões, ao contrário disso, ambos sentem-se energizados.
  4. Quando o coachee está expressando seus talentos e brilhando.
  5. Quando o coachee aumenta sua consciência de si e desenvolve uma autoestima incondicional, autoaceitação e autoapreciação.
  6. Quando os resultados se consolidam e o coachee sente-se independente do coach e com mais poder pessoal.
  7. Quando o cliente experiencia ir além dos limites autoimpostos e supera-se.
  8. Quando, durante o processo,  o cliente age totalmente alinhado com seu senso de visão, missão e valores, sendo quem ele realmente quer ser.

 

A quem se destina o Coaching?

 

  1. Pessoas que desejam evoluir para além de suas capacidades atuais.
  2. Pessoas que querem planejar seu futuro.
  3. Pessoas que pretendem fazer mudanças e melhorar suas vidas.
  4. Pessoas capazes de se comprometer com as responsabilidades assumidas para atingir o sucesso.
  5. Pessoas que tem, ou que desejam ter, objetivos de vida bem definidos.
  6. Pessoas que tem, ou pretendem ter, uma visão e propósito de vida e cumpri-los.
  7. Pessoas dispostas a aceitar desafios.
  8. Pessoas que querem fazer diferença nas suas vidas e na vida dos demais.
  9. Pessoas que querem alcançar o sucesso e a prosperidade.
  10. Pessoas que desejam deixar um legado de vida para a humanidade.
  11. Pessoas que desejam autorrealizar-se.