Coaching é uma poderosa tecnologia (técnica e método) criada para facilitar o desenvolvimento do potencial humano.
O que é Coaching?
O Coach, segundo Margaret Krigbaum, “procura a grandeza do cliente”; portanto, o bom Coach não se prende a idéia de que ele precisa consertar o cliente, ao invés disso, percebe em que ele pode apoiar para fortalecer e engrandecer o cliente.
“A principal missão de um coach é apoiar o coachee na descoberta e expressão de sua grandeza, criando condições adequadas para que os talentos e melhores qualidades do cliente tornem-se sua mais marcante expressão pessoal no mundo.”
Maurício de Freitas – Coach Master Trainer – ICI
O Coaching acontece como uma poderosa parceria de pensamento provocador entre o coach (profissional do Coaching) e o coachee (cliente). É um processo criativo e generativo que visa a maximização do potencial pessoal e profissional do ser humano, e um incremento significativo na performance.
Como funciona o processo de coaching?
Em quase todas as sessões de Coaching o processo seguirá os seguintes passos:
- Meta a ser alcançada: definição de uma meta bem formulada para a sessão de Coaching
- Consciência: tomada de consciência a respeito do estado atual, do estado desejado, do estilo de pensamento que o coachee tem adotado ao pensar no tema, das crenças que apoiam ou que limitam sua meta, das pressuposições limitantes que surgem na mente do coachee, dos pontos fortes e fracos do coachee, dos talentos e capacidades que serão úteis ou necessários para a realização da meta, e dos hábitos e padrões repetitivos mentais, emocionais e comportamentais, produtivos ou improdutivos, com os quais o coachee terá que lidar.
- Inovação no pensamento: provocar o pensamento do coachee para gerar inovação e criatividade, ampliar o repertório de escolhas, transformar limites autoimpostos, acessar e ampliar recursos internos, encontrar soluções fáceis e eficazes para os desafios que serão superados, despertar a grandeza do coachee e promover a expressão de suas melhores qualidades.
- Decisão: apoiar a escolha e tomada de decisão em relação as ações mais eficazes e eficientes para aproximar-se da meta.
- Motivação: conectar a decisão do coachee aos seus valores e critérios motivadores, promover e intensificar a experiencia emocional que a decisão tomada naturalmente evoca.
- Planejamento: planejar a ação a ser executada, contemplar os riscos e as oportunidades, garantir que o coachee esteja totalmente alinhado com o plano de ação e que o preço a ser pago seja apropriado, tendo em vista o benefício final, e contextualizar as ações no tempo e espaço, programando quando, onde e com quem serão executadas.
- Ação: no período entre sessões de Coaching, o coachee executa as ações que foram combinada durante cada sessão.
O que um coach não faz?
- Não tem a função de avaliar, nem emitir julgamentos, nem desenvolver diagnósticos (essas são ações típicas de consultoria ou de terapia).
- Buscar junto com o cliente os porquês dos problemas dele no passado (ações típicas de terapia).
- Mentorear, orientar, guiar, conduzir e indicar contatos (ações típicas de processos de Mentoring).
- Tratar transtornos psicológicos ou eliminar disfuncionalidades humanas (ações típicas de terapia).
- Indicar um plano para solucionar os problemas de uma pessoa/grupo (ação típica de consultoria).
Como saber quando uma parceria de Coaching é verdadeiramente boa?
- Quando está produzindo os resultados necessários.
- Quando o coach e o coachee sentem-se com poder em cada sessão.
- Quando nem o Coach, nem o Coachee se sentem diminuídos ou cansados após as reuniões, ao contrário disso, ambos sentem-se energizados.
- Quando o coachee está expressando seus talentos e brilhando.
- Quando o coachee aumenta sua consciência de si e desenvolve uma autoestima incondicional, autoaceitação e autoapreciação.
- Quando os resultados se consolidam e o coachee sente-se independente do coach e com mais poder pessoal.
- Quando o cliente experiencia ir além dos limites autoimpostos e supera-se.
- Quando, durante o processo, o cliente age totalmente alinhado com seu senso de visão, missão e valores, sendo quem ele realmente quer ser.
A quem se destina o Coaching?
- Pessoas que desejam evoluir para além de suas capacidades atuais.
- Pessoas que querem planejar seu futuro.
- Pessoas que pretendem fazer mudanças e melhorar suas vidas.
- Pessoas capazes de se comprometer com as responsabilidades assumidas para atingir o sucesso.
- Pessoas que tem, ou que desejam ter, objetivos de vida bem definidos.
- Pessoas que tem, ou pretendem ter, uma visão e propósito de vida e cumpri-los.
- Pessoas dispostas a aceitar desafios.
- Pessoas que querem fazer diferença nas suas vidas e na vida dos demais.
- Pessoas que querem alcançar o sucesso e a prosperidade.
- Pessoas que desejam deixar um legado de vida para a humanidade.
- Pessoas que desejam autorrealizar-se.