Diferenças entre Coaching e outras abordagens

Embora o Coaching compartilhe alguns aspectos do Counseling profissional, terapias, treinamento, ensino, consultoria e Mentoring, ele tem uma abordagem característica que é distinta de todas essas metodologias e é na compreensão dessa distinção que está o verdadeiro entendimento do que é Coaching.

Coaching e Consultoria

O consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas da empresa. O consultor lida com a organização como um todo ou com partes dela e não com indivíduos dentro dela.

O Coaching trabalha diretamente com o despertar do potencial dos indivíduos. O Coach provoca o pensamento do Coachee  a encontrar novas e criativas maneiras de utilizar seus conhecimentos e habilidades adquiridos para atingir os objetivos por ele pretendidos.

Coaching e Terapia

A terapia atua descobrindo causas e remediando sintomas psicológicos, facilitando a mudança de comportamentos que incomodam o cliente e a superação de emoções negativas, transformando de crenças limitantes e recuperando o amor próprio do cliente. Na terapia o cliente frequentemente trabalha o seu passado.

O Coaching, no entanto, é focado no sucesso futuro e na prosperidade. O Coaching é uma metodologia comprovada que leva à alta performance e apóia o cliente a realizar seus projetos e sonhos.

Coaching e Counseling (aconselhamento)

No counseling, trabalha-se com clientes que sentem-se insatisfeitos com sua vida e buscam orientação e conselhos. O counselor (conselheiro) trabalha para sanar o problema de um cliente.

O Coaching trabalha com perguntas poderosas e é o cliente quem tem as respostas. O Coach estimula a mente do Coachee (cliente) a encontrar soluções eficazes e criativas.

Coaching e Treinamento

O treinador é um especialista no assunto que ensina. O treinamento tem caráter educativo e foco no desenvolvimento de habilidades específicas para atingir resultados.

Como foi dito anteriormente, o Coach é o especialista em Coaching. O Coaching pode ser considerado um tipo de treinamento, mas o objetivo do treinamento que o Coaching oferece é auxiliar o Coachee a libertar-se hábitos que o limitam, aumentar a consciência de si mesmo, mantendo-se focado e agindo em direção a suas metas.

Coaching e Mentoring

O Mentor é um especialista, com grande experiência profissional no campo de trabalho de seu cliente, que transmite a ele sua experiência e conhecimentos.

O Coach é o especialista em Coaching e sua tarefa é despertar o potencial do Coachee e apoia-lo no desenvolvimento de competências para a concretização de suas metas.